
O marco foi notado pelo MacRumors e outros, e vale a pena destacar porque levanta a questão do que a Apple planeja fazer com isso a longo prazo. A página oficial de suporte para o recurso ainda afirma que “SOS de emergência via satélite é gratuito por dois anos após a ativação de um iPhone 14 ou posterior”.
Embora a Apple aparentemente sempre tenha planejado fazer com que os usuários cobrissem o custo da conectividade via satélite, o problema de começar a cobrar para acessá-la é que isso pode literalmente salvar a vida de alguém — então não é bem a mesma coisa que esquecer de renovar sua assinatura do Netflix ou do Spotify.
Com a série Google Pixel 9 agora oferecendo um recurso semelhante e a Samsung deve seguir o exemplo no ano que vem , é algo que todos os principais fabricantes de telefones estão tendo que pesar. Ou eles absorvem o custo eles mesmos, ou cobram dinheiro dos usuários por isso.
A conectividade via satélite lançada junto com o iPhone 14 em 2022 foi expandida desde então. O recurso foi lançado em mais países e agora inclui a opção de obter assistência na estrada via satélite (além de contatar os serviços de emergência).
Com a introdução do iOS 18 , a Apple adicionou a capacidade de enviar mensagens para quem você quiser por meio de uma conexão via satélite, se você não tiver um sinal de celular ou Wi-Fi. Novamente, o recurso foi anunciado como gratuito por dois anos, embora a Apple nunca tenha dado nenhuma indicação da estrutura de preços que pode eventualmente ser introduzida.
É possível que alguns desses recursos extras, como assistência na estrada e mensagens via satélite, eventualmente precisem de uma assinatura – enquanto os recursos de emergência SOS, que podem salvar sua vida um dia, permanecem gratuitos. Por enquanto, porém, a Apple não se manifestou sobre o que pode acontecer.
Em novembro de 2025, o período gratuito para proprietários do iPhone 14 e do iPhone 15 chegará ao fim, então veremos o que acontece então — e se as opções de satélite serão ou não incluídas em uma assinatura do Apple One .