
Atualização (15/11): Este relatório sugeriu originalmente que os dados da Linha do Tempo seriam apagados até o final de 2024, mas o Google esclareceu que os usuários terão mais tempo para fazer backup de seus dados.
Um porta-voz do Google disse: “Como compartilhamos em nossa postagem de blog , esta atualização está sendo lançada gradualmente. Isso significa que as pessoas verão prazos de exclusão diferentes, aproximadamente seis meses a partir de quando foram notificadas pela primeira vez sobre esta mudança em suas contas.”
Atualizamos a cópia abaixo para refletir essas informações e recomendamos fazer backup dos dados da Linha do tempo dentro de seis meses após quaisquer mensagens de e-mail relevantes do Google.
O Google está se preparando para implementar mudanças em seu recurso de rastreamento de localização do Maps, que apagará o histórico de localização anterior dos usuários, a menos que uma ação rápida seja tomada.
ÚLTIMOS VÍDEOS DO techradar
Conforme relatamos anteriormente , em dezembro de 2023, o Google anunciou que o histórico de localização coletado por meio do recurso Linha do tempo integrado ao aplicativo Google Maps seria movido do armazenamento em nuvem para o armazenamento no dispositivo até o final de 2024.
Por padrão, essa alteração baixará os três meses mais recentes do histórico da Linha do Tempo de um usuário para seu dispositivo, apagando o restante para sempre.
O Google confirmou ao TechRadar que os usuários terão aproximadamente seis meses a partir do momento da notificação até que quaisquer dados sejam excluídos, com os usuários sendo informados por meio de suas contas do Gmail.
No entanto, surgiram relatos mistos que sugerem um prazo anterior – segundo o Android Authority , alguns usuários receberam e-mails instruindo-os a tomar medidas até 19 de novembro para salvar seus dados da Linha do Tempo.
O que é a Linha do Tempo do Google Maps?
O Google Maps Timeline é um recurso incorporado ao Google Maps que permite que os usuários rastreiem seu histórico de localização como uma linha no mapa. Você pode pensar nisso como um GPS ao contrário, traçando um curso de onde o usuário esteve.
O recurso foi introduzido pela primeira vez em 2015 antes de chegar ao iOS em 2017, o que significa que alguns usuários podem ter quase uma década de histórico de localização salvo na nuvem.
Além do valor sentimental de traçar a jornada da sua vida, o Google pode (com consentimento) usar dados da Linha do Tempo para avaliar a eficácia da publicidade.
Atualmente, a Linha do tempo do Google Maps sincroniza entre dispositivos pela internet, mas ela se tornará específica para cada dispositivo com as próximas mudanças.
Como faço para impedir que meus dados da Linha do tempo do Google Maps sejam excluídos?

Se você quiser fazer backup dos dados da Linha do Tempo do Google Maps, o e-mail enviado aos usuários deve conter um link que permita manter seus dados além dos três meses anteriores.
No entanto, alguns usuários relataram que esse link apagou completamente seu histórico de localização, então prossiga com cautela.
Felizmente, você pode salvar esses dados usando algo chamado Google Takeout e contornar o e-mail do Google completamente. Vá para takeout.google.com , desmarque tudo, exceto Location History (Timeline), clique em Next step e, em seguida, Create export.
É claro que atualizaremos este artigo se mais informações ou quaisquer correções relacionadas a esse possível bug vierem à tona.
A mudança iminente no Google Maps Timeline é a mais recente na lenta mudança do Google de serviços de nuvem gratuitos para assinaturas baseadas em nuvem ou recursos no dispositivo.
O Google Fotos encerrou sua opção de armazenamento ilimitado gratuito em 2021 , e a subsidiária do Google, o YouTube, considerou ou se comprometeu a tornar recursos como filas de vídeo e reprodução em 4K exclusivos para sua assinatura Premium .
No entanto, a maioria dos usuários simplesmente desejará salvar seus dados e seguir em frente – embora ainda não tenhamos uma estimativa de quanto espaço de armazenamento o Timeline ocupará.
Para receber as últimas atualizações, acompanhe nossa cobertura telefônica .