O Google Maps funciona muito bem quando você precisa ir do ponto A ao ponto B ao ar livre, mas e quando você está tentando ir de uma ponta a outra de um shopping? A atualização mais recente do Android 15 deve tornar esse tipo de navegação interna mais direta.
Conforme observado pelo Android Authority , o Android 15 agora oferece suporte a uma nova tecnologia de localização conhecida como Wi-Fi Ranging: ela usa a intensidade variável dos sinais dos pontos de acesso Wi-Fi para descobrir onde você está.
Tecnicamente conhecido como IEEE 802.11az, o protocolo Wi-Fi Ranging tem precisão de menos de um metro (pouco mais de três pés) e oferece um alto nível de segurança e largura de banda (portanto, deve continuar funcionando em locais lotados).
A maioria dos edifícios agora tem uma infinidade de pontos de acesso Wi-Fi e, embora o Wi-Fi Ranging não conecte você a essas redes, ele pode triangular uma posição a partir das diferentes intensidades de sinal conforme você se movimenta.
Encontre meu dispositivo

Embora já existam vários padrões em vigor para rastreamento interno, o Wi-Fi Ranging oferece algumas vantagens: comparado ao Bluetooth e à banda ultralarga , ele é mais barato, tem melhor escalabilidade e funciona em distâncias maiores (embora seja um pouco menos preciso).
O Google sugeriu inúmeras maneiras de usar a tecnologia, desde guiá-lo até a parte certa de uma loja para encontrar o produto que você procura, até tornar os aplicativos de casa inteligente mais inteligentes (já que você não precisará dizer em qual cômodo está).
Agora, as más notícias: isso requer suporte de hardware e software, e (até onde sabemos) não está disponível em nenhum aparelho atual no momento. Espero que isso mude no futuro, conforme o padrão de software for finalizado no Android 15.
Embora o Android 15 ainda não tenha chegado a muitos telefones além da série Pixel do Google, o Android 16 já está no horizonte: sabemos que ele chegará no primeiro semestre de 2025 e já temos algumas ideias sobre os recursos que ele incluirá .