Embora o Android 15 já tenha sido oficialmente lançado — pelo menos para os telefones Pixel — haverá muito mais atualizações chegando ao sistema operacional nos próximos meses, e parece que um antigo recurso de personalização pode estar retornando.
Conforme observado pelo informante Nail Sadykov (via Android Authority ), o mais recente beta do Android 15 inclui uma opção oculta para ajustar o formato dos ícones da tela inicial dos círculos padrão. É um ajuste de design que não estava disponível desde o Android 11 .
Parece que há seis formatos de ícones diferentes para escolher, incluindo os formatos padrão de círculo e quadrado, bem como um formato de estrela. A personalização não funciona agora, mas as telas relevantes podem ser habilitadas.
Isso não é garantia de que o recurso verá a luz do dia, mas é definitivamente algo que o Google está considerando. A opção foi banida anteriormente com a chegada do Android 12 em 2021, pois as configurações de personalização foram simplificadas.
Continue personalizando

O Android sempre foi o sistema operacional móvel de escolha para aqueles que gostam de mexer com layouts e interfaces. Você pode até instalar um launcher alternativo como Nova ou Niagara se quiser renovar a aparência inteira do software.
Nos últimos anos, porém, o iOS vem se atualizando: o iOS 18 inclui opções para romper com o layout de grade da tela inicial tradicional e permite que você tinga as cores dos ícones da tela inicial para combinar com o papel de parede. Talvez o Google tenha percebido que precisa melhorar seu jogo.
Há muito mais novidades na versão beta mais recente do Android 15, conforme descrito no relatório do Android Authority : podemos esperar melhorias no recurso Não Perturbe, bem como um aplicativo Terminal Linux nativo que agradará os verdadeiros entusiastas do Android.
Quanto a quando veremos isso aparecer para todos, não está claro. Os donos do Pixel devem receber a atualização em breve – o Android 16 aparentemente está a apenas sete meses de distância – mas os telefones Samsung Galaxy não receberão o One UI 7 baseado no Android 15 antes do ano que vem .