Depois de anunciar o recurso no Google I/O 2024 em maio, o Google agora está lançando seu recurso de detecção de fraudes com tecnologia de IA para o aplicativo Pixel Phone — embora, por enquanto, ele esteja disponível apenas na versão beta para usuários dos EUA.
O lançamento foi anunciado pelo Google em uma postagem de blog (via 9to5Google ), com a promessa de que eles aparecerão em outros dispositivos Android além dos Pixels no futuro. Por enquanto, o Pixel 6 de 2021 e todos os Pixels posteriores são elegíveis para a atualização.
Como relatamos anteriormente , o recurso usa IA integrada para escanear o áudio de suas chamadas recebidas. Se os algoritmos detectarem que você pode estar sendo enganado, você verá um alerta sobre isso na tela do aplicativo Telefone.
“Por exemplo, se um chamador alega ser do seu banco e pede para você transferir fundos urgentemente devido a uma suposta violação de conta, a Detecção de Golpes processará a chamada para determinar se ela provavelmente é spam e, se for o caso, poderá fornecer um alerta sonoro e tátil e um aviso visual de que a chamada pode ser um golpe”, explica o Google.
Processamento local

Embora a ideia de uma IA ouvindo suas chamadas seja um pouco enervante, tudo isso é feito localmente, sem nenhum dado enviado de volta para a nuvem: os telefones Pixel 9 usam o Gemini Nano integrado, e os Pixels mais antigos usam “outros modelos robustos de aprendizado de máquina do Google no dispositivo”.
Embora a ascensão da IA generativa certamente tenha seus benefícios, ela também está se mostrando uma espécie de dor de cabeça em termos de segurança digital. Os fraudadores estão fazendo uso da tecnologia para criar chamadas fraudulentas , enquanto os mocinhos estão revidando com seus próprios operadores de IA .
O novo recurso se soma ao conjunto de proteções de segurança já disponíveis no aplicativo Phone para Pixels. Essas proteções incluem Call Screen, que pode atender chamadas com um bot para ver o que o chamador quer antes de você se envolver.
Nesta forma inicial dentro do aplicativo beta, o Scam Detection não está ativado por padrão: você precisa ir para as configurações do aplicativo (por meio do botão de três pontos no canto superior direito) para habilitá-lo. O Google também está pedindo aos primeiros usuários feedback sobre o recurso e como ele funciona, antes de lançá-lo mais amplamente.