O Android 15 – ou Vanilla Ice Cream, como era conhecido o seu codinome – finalmente chegou, pois após várias prévias de desenvolvedores e betas públicos , a versão finaljá foi lançado, embora até agora apenas em aparelhos selecionados.
Abaixo, você encontrará todas as notícias e detalhes sobre o Android 15, incluindo seus recursos, além de quando você pode esperar vê-lo em seu aparelho e os telefones que estão configurados para suportá-lo.
Volte aqui em breve também, porque atualizaremos este artigo sempre que houver novas informações sobre o Android 15.
Vá direto ao ponto
Android 15: data de lançamento

O Android 15 foi lançado em meados de outubro , embora inicialmente apenas para dispositivos Pixel.
Esse momento não foi muito surpreendente, já que o Android 14 foi lançado em 4 de outubro de 2023 (assim como o Android 12 em 2021), embora o Android 13 tenha sido lançado em 15 de agosto de 2022.
Desde o lançamento inicial, o OnePlus 12 e o OnePlus 12R receberam o Android 15, mas se você estiver usando um telefone de uma marca diferente do Google ou OnePlus, terá que esperar um pouco mais pelo Android 15, pois essas empresas precisam de tempo para aplicar seus próprios ajustes ao software. No entanto, esperamos que os aparelhos de grandes nomes comecem a receber o Android 15 muito em breve.
Android 15: compatibilidade
Os telefones Google Pixel – especificamente o Pixel 6 , Pixel 6 Pro , Pixel 6a , Pixel 7 , Pixel 7 Pro , Pixel 7a , Pixel Fold , Pixel 8 , Pixel 8 Pro , Pixel 8a , Pixel 9 , Pixel 9 Pro , Pixel 9 Pro XL e Pixel 9 Pro Fold – foram, sem surpresa, os primeiros telefones a receber o Android 15. Então, se você tem um desses, pode atualizar para o Android 15 agora.
Desde então, o OnePlus 12 e o OnePlus 12R também foram atualizados para o Android 15, então outros telefones OnePlus, como o OnePlus 11 e o OnePlus Open, podem ser os próximos da fila.
Mas o Android 15 provavelmente será lançado em muitos outros dispositivos em breve (mais sobre eles abaixo).

Para a Samsung , as linhas Samsung Galaxy S24 , Samsung Galaxy S24 Plus , Samsung Galaxy S24 Ultra , Galaxy S23 , Galaxy S22 e Galaxy S21 devem receber o Android 15. Assim como os telefones dobráveis da Samsung, desde o Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 em diante, incluindo os ainda não lançados Samsung Galaxy Z Fold 6 e Samsung Galaxy Z Flip 6.
Muitos modelos do Galaxy A também receberão o Android 15, como o Galaxy A24, A33, A34, A53 5G, A54 5G e A73, entre outros.
Vários telefones de outras marcas também devem receber o Android 15, com destaques incluindo oSony Xperia 1 V , Sony Xperia 5 V , Xiaomi 13 e Motorola Razr Plus 2023. A Motorola também lançou uma versão beta para dispositivos Edge 50 selecionados , então a série Motorola Edge 50 também deve receber em breve a versão final do Android 15.
Esses não são de forma alguma todos os telefones que esperamos que recebam o Android 15. Como regra geral, se o seu telefone for de médio porte ou superior e não tiver mais de dois anos no lançamento do Android 15, ele provavelmente receberá a atualização. Muitos telefones mais antigos e baratos também receberão.
Você também pode esperar ver o Android 15 em muitos tablets Android , como o Pixel Tablet (que já o possui) e a série Samsung Galaxy Tab S9 .
Android 15: recursos
O Android 15 não será o mesmo em todos os dispositivos, pois diferentes fabricantes darão seu toque pessoal a ele. Além disso, o Google certamente continuará adicionando ao Android 15 com atualizações menores antes do Android 16. Mas abaixo, você encontrará os principais recursos que já foram lançados para ele ou que esperamos.
Espaço Privado

O Android 15 também inclui uma versão nativa do recurso Pasta Segura da Samsung, dando aos telefones que não são da Samsung a capacidade de ocultar aplicativos confidenciais em uma área separada e oculta chamada Espaço Privado.
O Private Space exige um PIN, padrão, senha ou biometria para acessar e contém sua própria instância da Google Play Store , que você pode usar para baixar aplicativos que você não quer que ninguém mais usando seu telefone saiba que você tem ou consiga abrir.
Esses aplicativos aparecerão apenas no Espaço Privado, o que torna esse recurso útil caso você passe seu telefone para outra pessoa.
Fechadura de detecção de roubo
O Android 15 também aumenta a segurança do seu telefone com um ‘Theft Detection Lock’, que usa IA para detectar se o telefone foi roubado de suas mãos por um ladrão. Se suspeitar que isso aconteceu, ele bloqueará o aparelho automaticamente.
Pares de aplicativos salvos

Se você faz muito uso de modos de tela dividida no seu dispositivo Android, provavelmente tem certos pares de apps que você tende a usar juntos, como YouTube e Chrome. E com o Android 15, você pode salvar esses pares, para que você possa iniciar os dois lado a lado automaticamente.
Arquivamento de aplicativos

O Android 14 já tinha um recurso de arquivamento de aplicativos, no qual a Google Play Store arquiva automaticamente os aplicativos que você não usa com frequência, para recuperar espaço de armazenamento. Mas esta versão dele só funciona dentro da Play Store, e você não pode escolher arquivar um aplicativo manualmente.
Com o Android 15, você pode escolher quais aplicativos arquivar — um processo que remove parte do aplicativo sem desinstalá-lo completamente, para que você não perca o ícone na tela inicial e nem precise configurá-lo completamente novamente na próxima vez que iniciá-lo, mas ainda pode obter algum espaço de armazenamento de volta.
Porcentagem de saúde da bateria

Um pequeno, mas extremamente útil, novo recurso que podemos ver no Android 15 é uma porcentagem de saúde da bateria . Isso permitiria que você visse a porcentagem estimada de carga que a bateria pode segurar atualmente em comparação a quando era nova, então você teria uma indicação clara de quão desgastada está a bateria do seu telefone.
Isso pode ser benéfico principalmente ao tentar diagnosticar se o aumento do consumo da bateria é devido ao desgaste da bateria ou a algum software com mau comportamento.
É um recurso que você já encontra no iOS, e uma versão inativa dele foi encontrada escondida em uma atualização do Android 14 pelo Android Authority e Nail Sadykov (o editor do grupo do Google News no Telegram). Então, é definitivamente um recurso no qual o Google está trabalhando, e é um provável candidato para o Android 15.
Dito isso, ele não estava disponível no primeiro dia, então pode chegar como uma atualização futura do Android 15.
Um limite de carga de 80%

Também na frente da bateria, o Android 15 vem com a capacidade de definir um limite de carga de 80% . Isso pode ajudar a manter a saúde da bateria do seu telefone, pois a sobrecarga é ruim para a longevidade da bateria.
Gravação parcial da tela
Com o Android 15, você pode escolher gravar apenas certos apps ao usar o recurso nativo de gravação de tela. Isso significa que se você deslizar para longe do app, qualquer outra coisa que você fizer no telefone não será gravada.
Preditivo de volta

Outro recurso do Android 15 é o Predictive Back, que permite que você visualize os resultados de uma navegação por gestos antes de aplicá-los.
Esse recurso tecnicamente já existia no Android 14, mas era um recurso opcional para desenvolvedores lá. Agora, as prévias de gestos ocorrerão por padrão em aplicativos compatíveis.

O Android não oferece suporte nativo a widgets de tela de bloqueio desde o Android 4.2, mas eles podem voltar com o Android 15, pois, embora não esteja disponível na versão inicial do Android 15, um recurso oculto de “Espaço Comunitário” foi encontrado em um beta do Android . Identificado pelo Android Authority, esse recurso inacabado permitiria que você adicionasse widgets a um Espaço Comunitário na tela de bloqueio.
No entanto, há algumas grandes ressalvas aqui. Primeiro, atualmente há suporte apenas para o Google Agenda, Google Clock e o aplicativo Google, embora seja provável que mais aplicativos sejam suportados a tempo do lançamento.
Segundo, isso parece ser projetado atualmente apenas para dispositivos com modo Hub, o que agora significa apenas o Pixel Tablet. Então pode ser bem limitado.
Auracast Bluetooth

Uma atualização recente do Android 14 contém muitos códigos mencionando o compartilhamento de áudio Bluetooth ocultos, o que sugere fortemente que o suporte ao Bluetooth Auracast está em desenvolvimento.
Este é um recurso que permite que você compartilhe o áudio que está ouvindo no seu telefone – seja música, um podcast ou qualquer outra coisa – com outras pessoas ao seu redor via Bluetooth. Ele permite que vários fones de ouvido ou fones de ouvido Bluetooth sintonizem o mesmo fluxo de áudio, então você pode, por exemplo, ouvir um álbum em sincronia com um amigo.
O código que foi identificado menciona o uso de códigos QR para permitir que outras pessoas sintonizem o que você está ouvindo, para que elas também não precisem passar pelo processo usual de pareamento Bluetooth.
Modo fácil

Se você está lendo isso, provavelmente não precisa que o Android seja mais simples, mas algumas pessoas menos familiarizadas com tecnologia em sua vida podem precisar, e o Google aparentemente está trabalhando em um recurso para ajudar com isso.
Uma página de configurações oculta para um novo recurso chamado “pré-configuração fácil” foi identificada pelo Android Authority em um beta recente do Android, e sequências de código explicam que esse recurso otimizaria a interface do usuário do Android para “melhor legibilidade e facilidade de navegação”, “ampliando ícones e texto, adicionando contraste e negrito e adicionando botões de navegação na parte inferior da tela”.
Então, isso provavelmente beneficiaria não apenas aqueles que são menos confortáveis com tecnologia, mas também pessoas com deficiência visual ou destreza. O recurso ainda não funciona, mas pode muito bem chegar como parte de uma futura atualização do Android.
Um modo de desktop semelhante ao DeX
Não temos certeza se veremos esse recurso, mas o Android Authority relata que o Google está trabalhando em um modo de desktop aprimorado que pode ser exibido em uma tela externa quando você conecta seu telefone com um cabo USB-C. O site também identificou que a saída de tela via USB-C foi ativada no Pixel 8 em uma versão beta recente do Android 14.
Isso não oferece a experiência de desktop refinada que os rumores dizem, mas pode ser um passo em direção a isso com uma atualização futura do Android, seja um lançamento de recursos do Android 15 ou do Android 16.
A capacidade de encontrar dispositivos offline perdidos
Embora o Android já permita rastrear telefones e outros dispositivos quando eles estão online, poderemos finalmente rastrear dispositivos offline com uma versão futura do Android , usando um código detectado pelo Android Police.
Isso funcionaria mantendo a sinalização do beacon Bluetooth ativa, mesmo quando o telefone estiver desligado.
Alertas do gravador de tela
O Android 15 inclui ferramentas que permitem que os aplicativos digam se a tela está sendo gravada, então você pode potencialmente ser alertado quando sua tela estiver sendo gravada, para garantir que ninguém esteja invadindo sua privacidade. Dito isso, parece que isso depende dos desenvolvedores incorporarem o recurso em seus aplicativos.
Volume consistente
Outro ajuste em uma prévia de desenvolvedor do Android 15 melhora o controle de volume, para ajudar os usuários a “evitar inconsistências de volume de áudio” em todos os aplicativos. Então, em outras palavras, os volumes dos seus vários aplicativos devem ser mais consistentes e precisar de menos ajustes.
Desde então, isso foi implementado como uma ferramenta para desenvolvedores, o que exige que eles a habilitem em seus aplicativos.
Correções de bugs
O Android 15, é claro, também tem muitas correções de bugs. Em seu lançamento no Pixels, isso inclui uma correção para um problema que fazia os dispositivos reiniciarem, uma correção para um problema que impedia a conexão com dispositivos Bluetooth e muitas outras correções de bugs.